Escrita criativa, como produzir textos mais interessantes

posted in: dicas, geral, últimas notícias | 4

Dicas para leitores que desejam escrever e não sabem por onde começar

Dicas para quem quer escrever e não sabe por onde começar – Foto: Marcos Ribeiro – depoisdocafe.com

Produzir textos interessantes. Ter uma escrita criativa. Transmitir o conteúdo que você imaginou, com clareza. Dar segurança ao leitor. Descrever pessoas, lugares, acontecimentos, sem gerar dúvidas. Elaborar textos leves, agradáveis, é uma tarefa difícil, mas possível. Para alcançar esses objetivos é preciso bastante treino, técnica e muita, muita leitura.

O que me conforta é que podemos aprender tudo isso. Cada um no seu tempo, no seu ritmo. O importante é não desanimar. Estude, escreva, reescreva, revise, peça opiniões sinceras sobre o seu trabalho. Aprimore o que está bom, corrija o que não estiver legal e seja feliz. Não tenha pressa, quando menos esperar vai perceber que está produzindo uma escrita mais criativa.

As dicas a seguir são para quem está nos primeiros passos. Para escritores iniciantes, assim como estou fazendo. Você que já tem prática com a escrita também é bem-vindo. Colabore com a gente. Deixe suas observações e sugestões, para crescermos juntos.

Onde encontrar inspiração?

Primeiro é preciso escolher com quem você quer se comunicar. Cada público tem suas particularidades. Abandone a ideia de agradar a todos. Isso é uma furada. Se tentar abraçar o mundo, não vai agradar a ninguém, às vezes nem a você mesmo.

Escolha um tema que realmente goste. Algo que já tenha algum conhecimento, ou que sentirá prazer de pesquisar a respeito. Ninguém fala com sinceridade sobre algo que não curti.

Busque inspiração nas coisas simples do dia a dia. Às vezes, quando vamos para o trabalho, para a faculdade, quando vamos buscar o filho na escola, nos deparamos com cenas que mexem com a gente.

Pode ser uma boa ação, alguém ajudando uma pessoa humilde, livrando uma criança do perigo, oferecendo ajuda a um idoso desconhecido. Ou quem sabe algo triste, um motociclista que se feriu ao se envolver em um acidente de trânsito, enfim, são tantas as histórias que presenciamos.

E esses acontecimentos podem ser ótimas fontes para desenvolvimento da nossa escrita mais criativa.

Pratique sempre

Reserve um tempo para escrever, se possível, faça isso todos os dias. Não precisa ficar horas e horas em frente ao computador. O que importa é a qualidade do tempo dedicado à escrita e não a quantidade.

Ninguém sai produzindo textos maravilhosos nos primeiros dias, salvo raras exceções. Produzir um romance incrível, um best-seller, leva muito tempo. A escrita criativa, o texto diferenciado é algo que pode ser lapidado. É importante ter isso em mente. Assim como tantas coisas na vida, a  prática constante, trás resultados incríveis.

Para escrever é preciso ler, e muito

Começou a ler um livro super interessante e sentiu aquela vontade enorme de escrever. Que bom, que ótimo, isso é lindo. Mas saiba que pra ser um grande escritor é preciso estudar anos, praticar muito e principalmente, ler bastante.

O hábito da leitura proporciona um vocabulário mais rico. Conhecer gêneros diversificados abre novos horizontes. Quando observamos cuidadosamente o estilo de diferentes autores, começamos a criar o nosso próprio estilo, ainda que inconscientemente. Plágio nunca, mas buscar inspiração em outros trabalhos, até aprender a caminhar com as próprias pernas, é super válido. Seja autêntico.

“Antes do interesse pela escrita, há um outro: o interesse pela leitura. E mal vão as coisas quando só se pensa no primeiro, se antes não se consolidou o gosto pelo segundo. Sem ler ninguém escreve”. José Saramago.

Ser um leitor assíduo é sua meta, e não sabe por onde começar? leia o que escrevi neste link. Com dedicação podemos descobrir o gosto pela leitura.

Opções não faltam. Você pode ler revistas, livros, blogs, sites de notícias, de fofoca, o importante é ler o que gosta, sentir prazer. Nada de ler por obrigação, ou para impressionar alguém. Seria tempo perdido.

Não desperdice boas ideias, registre tudo

Tenha sempre, ao alcance das mãos, algo que permita anotar suas ideias. Um bloco de notas e uma caneta na bolsa. Usa muito o celular? Quem não, né? Escolha um aplicativo para texto.

Crie um grupo no WhatsApp, com você e você mesmo. Surgiu um assunto promissor, escreva uma frase, ou uma palavra apenas, mas que seja o suficiente para você lembrar depois qual era a ideia.

Não deixe as oportunidades escaparem. As vezes algo parece ser tão bom,  tão memorável, que a gente fica seguro que não vai esquecer, e nem nos damos o trabalho de anotar.

Acontece que em certas ocasiões somos traídos por nossa memória, ficamos doidos querendo recordar que ideia brilhante era aquela, que tivemos em determinado lugar, e… nada. Aí vem o arrependimento, porém, não resolve.

Seja organizado, caro escritor

Manter as coisas em ordem é importantíssimo no processo criativo. Ainda que seja algo meio louco, precisa ser uma bagunça organizada. É preciso ter sentido a alguém.

Não basta querer escrever. É preciso saber o que vamos escrever. Escolha um tema para um post, por exemplo. Crie tópicos, uns cinco ou seis. Pense que toda mensagem bem sucedida, precisa ter começo, meio e fim. Siga essa ideia pra começar, mas não se prenda.

Sinta-se livre para expor o que pensa. Mais do que todos,  você precisa sentir prazer ao ler o que produziu. Quando terminar, revise tudo. Capriche nas concordâncias, atenção com a ortografia. Não copie os coleguinhas. Seja você mesmo. Sucesso com sua escrita criativa!

Leia também:
Como descobrir o gosto pela leitura, ser um leitor assíduo
Abusado, O Dono do Morro Dona Marta – Caco Barcellos [resenha]


4 Responses

    • Depois do Café

      Ah que legal. É sempre ótimo contar com sua opinião. Muito obrigado!!! 😀🙏

  1. Eliana Cerqueira

    Oi, Marcos!

    Você como sempre me surpreendendo com conteúdo de muita qualidade.
    Escrever não é uma tarefa tão fácil e confesso que nunca me aventurei além dos posts do blog.
    As dicas são maravilhosas e já anotei algumas para usar futuramente.

    Beijos

    Construindo Estante

    • Depois do Café

      Suas palavras me deixam feliz demais. Muito obrigado pelo carinho. Também só escrevo aqui no blog. Mas quem sabe um dia, né? Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *