
Você sabe porque é importante escrever uma boa resenha? Vamos a um exemplo. Às vezes algum livro parece ser bem interessante, aí o leitor pensa, será que é bom mesmo? Então ele vai em busca de informações sobre a obra. E de acordo com o que encontra, decidi se vale a pena investir naquela leitura ou não. Por isso, é importante que mais pessoas saibam como fazer uma resenha de sucesso, isso ajuda muito.
E essa resenha pode guiar o leitor a uma história fantástica. Mas, também pode explicar que aquela trama, não é bem o que parecia inicialmente, e então, chega-se a uma conclusão, se o livro será lido no momento, ou quem sabe em outra oportunidade.
Você que ama os livros e quer compartilhar suas experiências literárias, sabe como fazer uma resenha interessante? Pensando nisso, separei cinco passos simples, que vão te ajudar nesta tarefa, e vou compartilhar neste post. Espero que ajude.
Deixe seu comentário quando terminar a leitura. E aproveite para visitar nossas redes sociais, Facebook e Instagram.
Resenha imparcial ou crítica
A resenha pode ser imparcial ou crítica, ou seja, se você quiser opinar, dividir suas impressões com seus leitores, é super válido. Lembrando que geralmente as pessoas procuram isso mesmo, uma opinião, para saber o que você pensa a respeito do livro. Porém, é preciso ser sincero falar aquilo que realmente sente, de forma organizada. É importante lembrar que os comentários soltos, sem embasamento, não ajudam em nada.
Pode parecer bobagem, mas tem gente que fica na dúvida, se a resenha deve ou não ser um resumo da obra. A resposta é sim. E para ser um resumo interessante, que cative o leitor, que realmente reflita o conteúdo da obra analisada, é preciso ler com atenção, não ter dúvidas, organizar o conteúdo na cabeça e no papel e aí sim registrar suas conclusões.
1. Identidade da obra
Vamos lá. Todo mundo gosta de textos objetivos, relevantes e uma leitura fluída. Para isso, a resenha precisa ter elementos e uma boa estrutura. A ordem das informações que identificam a obra pode ser alterada, mas precisa estar presente no início ou fim da nossa resenha.
É importante Informar o título do livro, quem é o autor, a editora, o ano da publicação, quantas páginas tem e o gênero. Avaliar a obra também é legal. Deixe suas estrelinhas.
Eu prefiro deixar essa identificação no fim da resenha, porém, muita gente coloca logo no início. As duas opções são interessantes, fique a vontade para escolher. Abaixo deixei um exemplo.

Título: Morte no Nilo
Autora: Agatha Christie
Editora: Harper Collins
Número de páginas: 248
Gênero: Romance Policial
Nota: 4,5
2. Introdução
Em poucas linhas devemos fazer uma descrição geral da obra. Quem são os personagens principais, onde a história se passa, em qual tempo tudo acontece, qual o tema central.
Então falamos sobre a estrutura do livro. Quantos personagens narram, se a história é contada em primeira, ou terceira pessoa.
3. Conte a história
Na sequência surgem os detalhes da trama e os assuntos abordados. Algumas obras, por exemplo, são capazes de apresentar um romance, ser motivacional, fazer uma crítica social, etc. Quando essa pluralidade existe, é legal destacar.
A ambientação é algo muito bom de ser explorado. É incrível como alguns autores conseguem descrever cenários com tanta precisão, ao ponto de “transportar” o leitor para o local onde tudo acontece. A narrativa é tão boa, que as vezes parece que sentimos o clima, o cheiro, dá a impressão que já estivemos no local citado, uma verdadeira viagem.
4. O que achou do livro?
Por fim, compartilhe sua opinião sobre a obra, se ficou totalmente satisfeito. Fale se já conhecia o trabalho do autor, ou se este é o primeiro contato com o trabalho dele. Caso já conheça, faça uma rápida comparação, diga se foi melhor que os livros que leu anteriormente, se manteve a média, ou se teve alguma grata surpresa.
5. Indicação
Então chegamos a conclusão. Diga o que você achou da obra, para quem o livro pode ser indicado, se existe alguma contradição, se ficou satisfeito com a leitura o que poderia ser diferente na trama. E finalize com um breve resumo sobre currículo do autor.
Espero que essas dicas te ajudem a escrever uma boa resenha atrás da outra. O que achou deste post? Compartilhe sua opinião com a gente. Abraço e até a próxima.
Eliana Cerqueira
Oi, Marcos!
Mais uma vez adorei suas dicas que, como sempre, traz muita clareza sobre o assunto e nos ajuda bastante.
Já perdi as contas de quantas resenhas já fiz para o blog e muitas vezes fico frustrada com o resultado de algumas, mas estou sempre em busca de melhorias.
Amei o post.
Beijos
Construindo Estante || Instagram
depoisdocafe
Fico muito feliz que tenha gostado, Eli. Sempre que posso estou conferindo seus posts. Suas resenhas são excelentes e você sempre indica livros incríveis. Sou fã do seu blog e do seu IG, digo isso de coração. Mais uma vez obrigado!!! Beijos!!!