Como fazer uma resenha em 5 passos simples

posted in: dicas, geral, últimas notícias | 2

Cinco passos simples para você fazer uma resenha de sucesso
Cinco passos simples para você fazer uma resenha de sucesso. Foto: Marcos Ribeiro – depoisdocafe.com

Você sabe porque é importante escrever uma boa resenha? Vamos a um exemplo. Às vezes algum livro parece ser bem interessante, aí o leitor pensa, será que é bom mesmo? Então ele vai em busca de informações sobre a obra. E de acordo com o que encontra, decidi se vale a pena investir naquela leitura ou não. Por isso, é importante que mais pessoas saibam como fazer uma resenha de sucesso, isso ajuda muito.

E essa resenha pode guiar o leitor a uma história fantástica. Mas, também pode explicar que aquela trama, não é bem o que parecia inicialmente, e então, chega-se a uma conclusão, se o livro será lido no momento, ou quem sabe em outra oportunidade.

Você que ama os livros e quer compartilhar suas experiências literárias, sabe como fazer uma resenha interessante? Pensando nisso, separei cinco passos simples, que vão te ajudar nesta tarefa, e vou compartilhar neste post. Espero que ajude.

Deixe seu comentário quando terminar a leitura. E aproveite para visitar nossas redes sociais, Facebook e Instagram.

Resenha imparcial ou crítica

A resenha pode ser imparcial ou crítica, ou seja, se você quiser opinar, dividir suas impressões com seus leitores, é super válido. Lembrando que geralmente as pessoas procuram isso mesmo, uma opinião, para saber o que você pensa a respeito do livro. Porém, é preciso ser sincero falar aquilo que realmente sente, de forma organizada. É importante lembrar que os comentários soltos, sem embasamento, não ajudam em nada.

Pode parecer bobagem, mas tem gente que fica na dúvida, se a resenha deve ou não ser um resumo da obra. A resposta é sim. E para ser um resumo interessante, que cative o leitor, que realmente reflita o conteúdo da obra analisada, é preciso ler com atenção, não ter dúvidas, organizar o conteúdo na cabeça e no papel e aí sim registrar suas conclusões.

1. Identidade da obra

Vamos lá. Todo mundo gosta de textos objetivos, relevantes e uma leitura fluída. Para isso, a resenha precisa ter elementos e uma boa estrutura. A ordem das informações que identificam a obra pode ser alterada, mas precisa estar presente no início ou fim da nossa resenha.

É importante Informar o título do livro, quem é o autor, a editora, o ano da publicação, quantas páginas tem e o gênero. Avaliar a obra também é legal. Deixe suas estrelinhas.

Eu prefiro deixar essa identificação no fim da resenha, porém, muita gente coloca logo no início. As duas opções são interessantes, fique a vontade para escolher. Abaixo deixei um exemplo.

Livros de Agatha Christie, sobre um ponte, perto de um rio. Cenário ótimo para escrever uma boa resenha.
Morte no Nilo, de Agatha Christie, confira a resenha aqui.

Título: Morte no Nilo
Autora: Agatha Christie
Editora: Harper Collins
Número de páginas: 248
Gênero: Romance Policial
Nota: 4,5



2. Introdução

Em poucas linhas devemos fazer uma descrição geral da obra. Quem são os personagens principais, onde a história se passa, em qual tempo tudo acontece, qual o tema central.

Então falamos sobre a estrutura do livro. Quantos personagens narram, se a história é contada em primeira, ou terceira pessoa.

3. Conte a história

Na sequência surgem os detalhes da trama e os assuntos abordados. Algumas obras, por exemplo, são capazes de apresentar um romance, ser motivacional, fazer uma crítica social, etc. Quando essa pluralidade existe, é legal destacar.

A ambientação é algo muito bom de ser explorado. É incrível como alguns autores conseguem descrever cenários com tanta precisão, ao ponto de “transportar” o leitor para o local onde tudo acontece. A narrativa é tão boa, que as vezes parece que sentimos o clima, o cheiro, dá a impressão que já estivemos no local citado, uma verdadeira viagem.

4. O que achou do livro?

Por fim, compartilhe sua opinião sobre a obra, se ficou totalmente satisfeito. Fale se já conhecia o trabalho do autor, ou se este é o primeiro contato com o trabalho dele. Caso já conheça, faça uma rápida comparação, diga se foi melhor que os livros que leu anteriormente, se manteve a média, ou se teve alguma grata surpresa.

5. Indicação

Então chegamos a conclusão. Diga o que você achou da obra, para quem o livro pode ser indicado, se existe alguma contradição, se ficou satisfeito com a leitura o que poderia ser diferente na trama. E finalize com um breve resumo sobre currículo do autor.

Espero que essas dicas te ajudem a escrever uma boa resenha atrás da outra. O que achou deste post? Compartilhe sua opinião com a gente. Abraço e até a próxima.

Leia também:

Escrita criativa, como produzir textos mais interessantes
Como descobrir o gosto pela leitura, ser um leitor assíduo
Um Estudo em Vermelho, primeiro livro sobre Sherlock Holmes e Dr. Watson



2 Responses

  1. Eliana Cerqueira

    Oi, Marcos!
    Mais uma vez adorei suas dicas que, como sempre, traz muita clareza sobre o assunto e nos ajuda bastante.
    Já perdi as contas de quantas resenhas já fiz para o blog e muitas vezes fico frustrada com o resultado de algumas, mas estou sempre em busca de melhorias.
    Amei o post.

    Beijos
    Construindo Estante || Instagram

    • depoisdocafe

      Fico muito feliz que tenha gostado, Eli. Sempre que posso estou conferindo seus posts. Suas resenhas são excelentes e você sempre indica livros incríveis. Sou fã do seu blog e do seu IG, digo isso de coração. Mais uma vez obrigado!!! Beijos!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *