Cinco livros de Agatha Christie que você precisa conhecer


Cinco livros de Agatha Christie fotografados em lugares bem bonitos, imagens posicionadas lado a lado
Estas são apenas algumas das publicação da “Rainha do Crime”. Os livros de Agatha Christie, impressionam.

Cinco livros de Agatha Christie que você precisa conhecer é uma lista dos trabalhos da maior escritora de romance policial de todos os tempos, que eu super recomendo a todos os meus amigos.

Quando queria me tornar um leitor assíduo, fiz uma relação dos autores mais conceituados. O nome de Agatha Christie sempre aparecia entre as indicações mais interessantes. 

Então, o livro que escolhi para conhecer o trabalho dela foi “O Caso dos Dez Negrinhos”, que no Brasil, por acharem o título original politicamente incorreto,  a obra foi publicada como “E Não Sobrou Nenhum”.

A segunda escolha também foi muito feliz, tem tudo a ver com a história, mas eu particularmente gosto mais do título original, para entender melhor, é preciso conferir a leitura.

O fato é que o livro me impressionou de tal forma, que me tornei fã do trabalho de Agatha Christie, logo de cara. Foi assim que descobri o gosto pela leitura. Se você não lê com muita frequência, e quer se tornar um leitor assíduo, você precisa conferir as dicas que postei aqui no blog sobre este tema.

Por isso, preparei uma relação de alguns dos livros da Agatha Christie que me impressionaram. Lembrando, que essa é apenas uma amostra, já que ao longo da carreira, ela escreveu 93 livros e 17 peças para o teatro.

Espero que você goste também. Depois, compartilhe sua opinião com a gente. Boa leitura.

1 – O Caso dos Dez Negrinhos / E Não Sobrou Nenhum

Capa do livro de Agatha Christie. Publicado no Brasil como "E Não Sobrou Nenhum"
Capa do livro de Agatha Christie. Publicado no Brasil como “E Não Sobrou Nenhum”

Dez pessoas, muito diferentes uma das outras, são convidadas para visitar uma ilha luxuosa. Elas só se conhecem quando chegam ao local. Todas pensam que vão passar dias agradáveis, com muita mordomia.

O anfitrião desconhecido nunca aparece e coisas misteriosas acontecem. Uma voz acusadora surge e deixa todos em pânico. Pra piorar, pessoas morrem. Por conta de uma tempestade, os convidados não conseguem deixar a ilha e todo mundo é suspeito pelas mortes seguidas.

Preocupados, cada um com seu passado comprometedor, angustiados por não saber o que vem a seguir, sem ter a quem recorrer, os ocupantes da ilha tentam descobrir se realmente estão sozinhos. O leitor também é desafiado, o tempo todo, a desvendar este que é um dos maiores mistérios da literatura mundial. Confira a resenha completa aqui

2 – Os Crimes ABC

Vários livros de Agatha Christie, amontoados. Os Crimes ABC aparecem em destaque
O livro de Agatha Christie, “Os Crimes ABC”, é um dos maiores desafios enfrentados pelo detetive Hércules Poirot

Quando Hercules Poirot pensa, que está na hora de se aposentar, um desafeto misterioso tenta provar que o detetive belga não é tão eficiente como todos pensam. O homem que se identifica apenas como “ABC”, alerta sobre o dia e o horário que provavelmente cometeria um crime e isso de fato ocorre.

Coincidentemente, o nome da vítima e da cidade onde o crime ocorre começam com a letra A. Outro aviso e mais uma morte, sem que ninguém consiga evitar. Desta vez, o crime está relacionado com a letra B. E assim, o serial killer mantêm a sequência alfabética.

Ninguém consegue imaginar quem seria o autor. Quando os fatos são esclarecidos, um assassino frio, cruel é capturado. Enquanto todos se dão por satisfeitos, Hercules Poirot surpreende a todos. Na reta final o caso tem uma reviravolta incrível. Confira a resenha completa aqui. 

3 – Assassinato no Expresso do Oriente

Livro "Assassinato no Expresso do Oriente", colado em pé, para ser fotografado em um lindo gramado, perto de muitas árvores.
Livro de Agatha Christie, “Assassinato no Expresso do Oriente”, trás muitas revelações, personagens incríveis e uma grande reviravolta. foto: Marcos Ribeiro – depoisdocafe.com

O detetive Hércule Poirot é chamado às pressas para voltar a Londres e embarcar no Expresso do Oriente, lotado. No trajeto, a neve para o trem. Um homem rico e antipático é assassinado durante a madrugada.

A história avança e revela personagens muito interessantes. Nem todos são o que pareciam, inclusive o morto. Um quebra cabeça é montado. Hercules Poirot apresenta duas possíveis conclusões para o caso. A primeira não muito convincente.

Mas quando a segunda possibilidade é revelada, tudo se encaixa. E talvez, seja melhor para todos, que apenas a primeira teoria seja considerada. Outro livro com uma reviravolta surpreendente. Confira a resenha completa aqui.

4 – Morte no Nilo

Livro de Agatha Christie, "Morte no Nilo, está sobre uma passarela, que dá acesso a enorme rio.
“Morte no Nilo”, de Agatha Christie. É uma daquelas histórias que você quer ler tudo de uma vez – foto: Marcos Ribeiro – depoisdocafe.com

Morte no Nilo conta a história de Linnet Ridgeway, uma herdeira jovem, rica, inteligente, bem-sucedida nos negócios, que tem praticamente tudo, porém, não é feliz no amor. Então ela se envolve em um romance complicado. Depois de terminar o noivado e roubar o noivo de Jacqueline, que era sua melhor amiga, Linnet viaja em lua de mel com Simon Doyle.

Em um cruzeiro pelo rio Nilo, no Egito, além de Jacqueline, outros passageiros parecem interessados na morte de Linnet. E quando isso acontece, fica muito difícil identificar o autor. Hercules Poirot, que estava a bordo, passa a cuidar do caso.

A investigação avança e por isso outras mortes ocorrem. Somente no final do livro descobrimos quem é o assassino e porque ele resolveu agir.  Esse poderia ser um crime perfeito, só não foi, porque o destino colocou Hercules Poirot na história. Confira a resenha completa aqui.

5 – Um Corpo na Biblioteca

Livro de Agatha Christie "Um Corpo na Biblioteca", fotografado em um gramado, perto de um lago, num lindo dia de sol
“Um Corpo na Biblioteca”, de Agatha Christie é uma história surpreendente. Uma aventura da Miss Marple – foto Marcos Ribeiro – depoisdocafe.com

Ao amanhecer, o corpo de uma bela jovem, não identificada, é encontrado na biblioteca de família Bantry. Desesperado, o dono da casa pede ajuda às autoridades e à Miss Marple, amiga da família.

Acostumada a desvendar mistérios, a simpática velinha logo percebe que existem contradições na cena do crime. Outra jovem é assassinada. Muitos personagens são apresentados e as suspeitas recaem sobre eles.

Esse é um daqueles livros que fazem o leitor pensar muito, um desafio para tentar identificar o criminoso. Mais uma vez, o fim da história apresenta uma grande reviravolta. Boa leitura pessoal. Para saber mais sobre Agatha Christie, visite este site.

Leia também:
Como fazer uma resenha em 5 passos simples
Como descobrir o gosto pela leitura, ser um leitor assíduo
Escrita criativa, como produzir textos mais interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *