Abusado, O Dono do Morro Dona Marta – Caco Barcellos [resenha]


Abusado, O Dono do Morro Dona Marta, livro de Caco Barcellos, blog depoisdocafe.com
Capa do livro Abusado, de Caco Barcellos. Foto: Marcos Ribeiro – Depoisdocafe.com

Abusado o Dono do Morro Dona Marta fala sobre a violência no Rio de Janeiro. Caco Barcellos conta como vivem, como pensam, como agem os criminosos que aterrorizam a cidade.

A obra explica o funcionamento das facções criminosas, a briga pelo poder, o crescimento vertiginoso e constante do tráfico de drogas.

O livro conta ainda, a história de um “famoso” traficante carioca e muitos personagens ligados a ele. A adolescência de uma geração, o recrutamento para o mundo do crime, a crueldade, que atinge principalmente as comunidades carentes, a ascensão e morte violenta de muitos personagens.

A narrativa é excelente. A riqueza de detalhes nos transporta para um mundo bastante peculiar, regras diferentes, um estilo de vida arriscado, controverso. Foram anos de investigações, entrevistas, visitas ao morro, viagens pelo Brasil e até em outros países.

Caco Barcellos mergulhou neste mundo, com ousadia e determinação. Ouviu e registrou muitas histórias com maestria. O trabalho, lançado em 2003, rendeu ao autor, no ano seguinte o segundo prêmio Jabuti. A primeira conquista foi em 1993, com Rota 66 – A história da Polícia que Mata.

Abusado é incrível, cheio de suspense, drama, dor, conquistas, desilusões, vitórias e muitas perdas. São mais de 500 páginas e quando terminei a leitura, tive a certeza que futuramente irei ler este livro novamente. Super recomendo!

Caco Barcellos

Caco Barcellos, nasceu em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, em 05 de março de 1950. É jornalista, repórter e escritor.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *